Projetos em Destaque

Gestão de Alto Nível

Este projeto é fruto de convênio com a Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), decorrente de acordo judicial acordado em audiência pública. Este trabalho teve início em janeiro de 2017 com previsão de término em agosto de 2017.

Saiba mais >
 

Plano da Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas

Este projeto é fruto de convênio com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Tocantins (SEMARH/TO). Foi executado entre janeiro de 2015 e Dezembro de 2016.

Saiba mais >
 
 IAC PARAÍSO LOGO

Cadastro Territorial

Este trabalho é fruto de convênio com a Prefeitura Municipal de Paraíso do Tocantins.

Teve início em agosto de 2017, e término em julho de 2018.

 

Saiba mais >

 

Este projeto teve como objetivo geral o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) da cidade de Paraíso do Tocantins, possibilitando a atualização da Planta Genérica de Valores (PGV) municipal e, com isso, otimizar a arrecadação tributária a partir da eficiente avaliação de imóveis (terrenos e edificações) com métodos que excluem qualquer possível injustiça tributária.

Para gerenciar todas as informações cadastrais e espaciais do trabalho foi desenvolvido o Sistema de Informações Imobiliárias, aplicação online de fácil acesso ao contribuinte e aos servidores municipais capaz de, entre outras funcionalidades, emissão do boleto do IPTU, conferencia de dados pessoais do contribuinte e cadastrais do imóvel e emissão de relatórios.

Paraíso do Tocantins, assim como a maioria das pequenas cidades do país, convive com a incompatibilidade das finanças públicas com a necessidade de investimentos em obras e serviços de interesse social como a educação, saúde, saneamento, mobilidade, lazer e segurança pública.

Dos impostos que geram receita orçamentária, pode-se dizer que o IPTU é o mais importante para financiar os serviços públicos em nível do governo municipal. Apesar da sua ineficiente exploração como fonte de receita no município de Paraíso do Tocantins, tendo em vista a desatualização da PGV vigente e dados cadastrais no início do projeto, o IPTU é, via de regra, a segunda principal fonte de receitas próprias dos municípios brasileiros. Se eficientemente explorado, o IPTU é capaz de gerar uma receita estável e suficiente, garantindo a independência e o equilíbrio financeiro do município.

A correta aplicação do IPTU está condicionada à atualização da PGV que por sua vez, necessita de um processo prévio de avaliação de imóveis (terrenos e edificações). É nesse ponto que o Cadastro Territorial Multifinalitário se fez necessário, por estar diretamente relacionado a esse processo de avaliação, constituindo assim um elemento primordial na medida em que armazena os dados sobre as características dos imóveis, sua localização e os direitos reais que incidem sobre os mesmos.

O projeto, concluído em julho de 2018, atualizou e deixou a PGV mais sensível aos valores imobiliários praticados em Paraíso, tanto pelo aumento da quantidade de zonas fiscais, considerando diversos novos elementos que valorizam e desvalorizam os imóveis, e o aumento da quantidade de classificação das benfeitorias (Padrão construtivo), agrupando os padrões das edificações considerando sua tipologia. A finalização do projeto também contemplou a entrega de Sistema de Informações Imobiliárias online sobre imagem de satélite de alta resolução, com informações cadastrais de todas as parcelas urbanas da cidade acessíveis a um clique.

Atualmente o projeto se encontra em fase de aprovação na Câmara Municipal de Paraíso.

 

 

 

 

 

 

CONTATO

ONDE ESTAMOS?

 

Quadra 109 Norte, Avenida NS-15, ALCNO-14 Plano Diretor Norte
CEP: 77001-090 | Palmas - Tocantins - Brasil

PREFERE TELEFONAR?

+55 (63) 98466 0905 | +55 (63) 98419 0905

Todos os direitos reservados - Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins.