O projeto Gestão de Alto Nível na bacia do Rio Javaés tem como finalidade garantir a segurança hídrica para a agricultura irrigada por meio do monitoramento remoto, em tempo real, da disponibilidade hídrica nos cursos d’água e da demanda hídrica das captações.

Com o êxito do projeto, que é fruto da parceria entre a Agência Nacional de Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT) por meio do Instituto de Atenção ás Cidades (IAC) e com o apoio administrativo da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO) o Rio Javaés tornou-se o primeiro curso d’água da União a ter o monitoramento tanto da disponibilidade como da demanda hídrica para a irrigação.

O projeto, coordenado pelo Prof. Felipe Marques, presidente do IAC/UFT, contou com a participação efetiva da Superintendência de Fiscalização, Superintendência de Regulação, Superintendência de Hidrologia e a Superintendência de Tecnologia da Informação da ANA.

Com a cooperação e investimentos dos produtores rurais da região, usuários dos recursos hídricos do rio Javaés, todas as captações receberam a infraestrutura de monitoramento automático das bombas hidráulicas e estão sendo monitoradas 24 x 7. Com o sucesso do projeto, a gestão de recursos hídricos para a se apoiar em um grande volume de informações, sobre a quantidade de água disponível no curso d’água e a parcela utilizada na irrigação. Assim, fica mais fácil todos acompanharem a situação dos recursos hídricos e naturalmente o órgão gestor (ANA) e os usuários adotam novas condutas a fim de equilibrar as atividades econômicas com o meio ambiente.

Todas as informações, de disponibilidade e de demanda hídrica, são disponibilizadas de forma livre e gratuita na internet (https://gan.iacuft.org.br) e também no aplicativo para celular “Gestão de Alto Nível” disponível na App Store (iOS) e Google Play (Android).

O sucesso do projeto marca uma revolução na forma de fazer gestão dos recursos hídricos e um novo Termo de Execução Descentralizada (TED) já foi celebrado, desta vez, para expandir a solução Gestão de Alto Nível para todos os cursos d’água de domínio da União.

O coordenador geral do projeto e presidente do IAC/UFT, Felipe Marques, destacou que: “o objetivo principal da solução é reduzir as incertezas sobre a disponibilidade e a demanda dos recursos hídricos. O GAN é a primeira plataforma que unifica o monitoramento da disponibilidade e da demanda hídrica. Com essa tecnologia é possível monitorar remotamente e em tempo real o nível e a vazão dos cursos d’água e a vazão e o volume das captações. E com essas informações disponíveis fica mais preciso o diagnóstico de problemas, as ações corretivas também ficam mais objetivas e os resultados tendem a aparecer naturalmente”.

O encerramento do projeto no rio Javaés ocorreu em 29 de abril de 2021, quando foi realizada a apresentação dos resultados aos produtores rurais e aos analistas da ANA. O evento online também teve a participação ilustre do Diretor da ANA Oscar Cordeiro Netto e do Reitor da UFT Prof. Luís Eduardo Bovolato.

Destaca-se que as atividades de implantação e de desenvolvimento do sistema foram finalizadas, entretanto o IAC/UFT juntamente com a ANA continuarão presentes no Rio Javaés dedicados à assistência aos usuários, à manutenção da rede de monitoramento e ao gerenciamento do sistema de informações.

Todos os direitos reservados - Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins.