Na tarde desta segunda-feira (22/03), durante o Dia Mundial da Água, o Projeto Gestão de Alto Nível dos Recursos Hídricos (GAN) foi nomeado como grande vencedor do Prêmio ANA 2020 na categoria “Pesquisa e Inovação Tecnológica”. O projeto é fruto do Instituto de Atenção às Cidades (IAC) em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Esta ação marca mais um evento histórico para o IAC, que com isso passa a poder utilizar o “Selo Prêmio ANA Vencedor”.

A divulgação dos vencedores aconteceu em uma cerimônia ao vivo ministrada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) através de seu próprio canal no YouTube (www.youtube.com/anagovbr). A ANA anunciou os projetos vencedores das oito categorias do Prêmio ANA 2020: Comunicação, Educação, Empresas de Médio e de Grande Porte, Empresas de Micro ou de Pequeno Porte, Entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH), Governo, Organizações Civis, além de Pesquisa e Inovação Tecnológica.

O presidente do IAC e principal colaborador, Felipe de Azevedo Marques, destacou que o Prêmio ANA se trata da maior premiação nacional sobre recursos hídricos e ciência. “É o Oscar das águas”, disse. Ainda sobre o projeto, Marques fez questão de evidenciar que o projeto englobou uma série de outros pesquisadores, empresas de outros estados (responsáveis por providenciar os equipamentos de telemetria e medição de vazão) e órgãos públicos parceiros. “É um trabalho de dedicação de muita gente, e fomos completamente recompensados”.

O GAN

O projeto Gestão de Alto Nível (GAN) é uma solução tecnológica completa, de ponta a ponta, para o monitoramento remoto, em tempo real, da disponibilidade e da demanda hídrica para evoluir a gestão e garantir a segurança hídrica dos usos múltiplos da água.

O projeto foi criado em 2017, e a princípio foi financiado por associações de produtores rurais da região, em seguida foi custeado pelo Instituto de natureza do Tocantins (Naturatins), e posteriormente o projeto foi expandido para o rio Javaés através de uma Parceria com a ANA. Atualmente o projeto está sendo estendido a todos os rios de domínio da União em uma nova parceria com a Agência Nacional de Águas.

O Prêmio

Criado em 2006 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a premiação tem o intuito reconhecer iniciativas que se destaquem pela excelência de sua contribuição para a promoção da segurança hídrica, da gestão e do uso sustentável dos recursos hídricos para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Todos os direitos reservados - Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins.