Este projeto é fruto de convênio com a Associação de Produtores Rurais do Sudoeste do Tocantins (APROEST), decorrente de acordo judicial acordado em audiência pública. Este trabalho teve início em janeiro de 2017 com previsão de término em agosto de 2017.

O Rio Formoso é um dos principais rios do Tocantins, localizado no sudoeste do Estado do Tocantins. Esse rio desempenha um forte papel na produção agrícola de grãos do Estado. Entretanto, na época de estiagem, fica comprometida a disponibilidade hídrica na bacia em razão da interrupção das chuvas e das elevadas demandas hídricas para a irrigação.

A bacia do rio Formoso, historicamente, possui disponibilidade hídrica para empreendimentos de grande porte, entretanto, se a realidade hoje mostra um quadro adverso, ao olhar para o futuro que queremos, tem-se a certeza de que a mudança desse cenário não depende tão somente de leis e iniciativas governamentais. Somente a gestão técnica das águas, com o apoio dos usuários e sociedade civil, trará as mudanças necessárias para transformar uma realidade preocupante num futuro cheio de possibilidades.

As ações do Naturatins e do Ministério Público Estadual para tratar da situação de conflito e escassez hídrica na região, culminaram na realização da Audiência Pública de 5 de dezembro de 2016 que deliberou sobre a necessidade de melhorar a gestão ambiental, em particular dos recursos hídricos, na bacia. A referida audiência resultou na assinatura de um Termo de Compromisso Judicial onde a Associação dos Produtores do Vale do Rio Urubu e Associação dos Produtores Rurais do Rio Formoso assumiram o compromisso em investir cerca de R$ 2.500.000,00 (dois milhões e meio de reais) em ações de monitoramento das disponibilidades e demandas hídricas na bacia hidrográfica do Rio Formoso a ser executado pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, por meio do Instituto de Atenção às Cidades – IAC e da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – FAPTO, propõe à Associação dos Produtores o convênio técnico para o Diagnóstico e Monitoramento da Situação dos Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso.

O sistema de monitoramento proposto servirá como instrumento de planejamento, que deverá munir e orientar o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) com informações que servirão de suporte técnico para a tomada de decisões, no sentido de minimizar as incertezas sobre a disponibilidade e os riscos de uma nova emergência hídrica.

O monitoramento das captações será feito em tempo real, com a instalação de medidores de vazão em todas as bombas acoplados a um sistema de telemetria que enviará informações de 15 em 15 minutos para a UFT, onde foi desenvolvido um aplicativo que apresentará as séries históricas dessas captações, tem finalmente informações precisas de quanta água é captada e se seu uso está dentro do determinado pelos atos de outorga. Com isso os órgão fiscalizadores e a sociedade saberão quanta água está sendo usada e como está sendo usada e se há água para atender todos os usuários sem comprometer os corpos hídricos e o meio ambiente.

Os irrigantes poderão se planejar melhor e terão a oportunidade de usar de forma mais eficiente a água, reduzindo assim custos, como o de energia da água bombeada, e ter uma maior segurança hídrica de que terá água para irrigar durante todo o período necessário.

Todos os direitos reservados - Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins.