Na manhã dessa quarta-feira (03/02), foi dado o ponta pé inicial para o projeto “Monitoramento Remoto de Captações em Rios da União”, fruto de mais uma parceria firmada entre a Agência Nacional de Águas (ANA) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), por meio do Instituto de Atenção às Cidades (IAC). Esta ação marca mais um evento histórico na política nacional de recursos hídricos, onde uma instituição de ensino em conjunto com o órgão fiscalizador cooperam para garantir, com inovação e tecnologia a segurança hídrica dos usos múltiplos da água, essencial para o desenvolvimento social e econômico sustentável do país.

O evento contou com a presença do reitor da UFT, do presidente do IAC, Felipe Marques, do assessor institucional da Fapto, Léo Araújo, dos professores Fernán Vergara e Humberto Xavier, do Diretor de Regulação da ANA Oscar Cordeiro, do Superintendente de Fiscalização Alan Lopes e técnicos das superintendências de Fiscalização, de Regulação, de Hidromonitoramento e de Tecnologia da Informação.

Com este novo Termo de Execução Descentralizada (TED), a solução Gestão de Alto Nível (GAN) - finalista do Prêmio ANA 2020 na categoria “Pesquisa e Inovação Tecnológica” -, será implantada em outros rios da União, a começar pelo rio Verde Grande/MG, diagnosticando, desenvolvendo e gerenciando um sistema de informações que irá monitorar, em tempo real, pela internet e smartphones, as captações nos cursos d’água. Todas as etapas do projeto têm previsão para acontecer em 12 meses. 

A parceria entre as instituições não é a primeira, pois em 2020, a ANA e a UFT/IAC/FAPTO desenvolveram com êxito o monitoramento remoto do Rio Javaés, no estado do Tocantins. De acordo com o presidente da IAC, Felipe Marques, com o sucesso do projeto anterior, a parceria agora avança para rios da União em outros Estados do País. “Mais uma vez o projeto buscará inovar ao desenvolver e implantar tecnologias de medição e transmissão de dados, desta vez para usuários de pequeno porte, diferentemente dos usuários dos rios Javaés e Formoso, onde as captações já são monitoradas remotamente”, revela o presidente e Coordenador Geral do projeto.


Todas essas informações podem ser acessadas pelo aplicativo “Gestão de Alto Nível”, disponível para Android e iOS. Baixe agora mesmo na App Store e Google Play e tenha todas essas informações na palma de sua mão!

Todos os direitos reservados - Instituto de Atenção às Cidades da Universidade Federal do Tocantins.